Maserati ''troca'' MC20 pelo MCPura sem ''mexer'' no V6 Nettuno

Há duas novas propostas aceleradas da Maserati para entusiasmar os adeptos de super desportivos que irão estar presentes no Festival de Velocidade de Goodwood a partir desta quinta-feira.

O MCPura e o respectivo "irmão" descapotável MCPura Cielo assumem-se como a geração sucessora do MC20 mas, ao primeiro olhar, não é fácil vê-los para lá duma forte evolução deste Gran Tourer.

A alimentá-los está o mesmo V6 Nettuno biturbo do antecessor devidamente recalibrado, mas mantendo os 630 cv e 720 Nm originais passados às rodas traseiras através duma caixa automática robotizada de dupla embraiagem e oito relações.

Evolução na elegância

Mais do que uma nova geração, o MCPura parece antes uma versão especial do MC20, ao combinar as suas linhas elegantes com a agressividade do MC20 GT2 Stradale, como se percebe no redesenho da dianteira, saias laterais, difusor e pára-choques traseiro.

As alterações foram feitas com moderação mas nem por isso deixa de lado a opção de comportar uma asa traseira própria derivado do universo GT2 para quem quiser acentuar o visual desportivo, realçado pela cor de lançamento Ai Acqua Rainbow fosca ou brilhante.

A mesma filosofia estética é aplicada à concepção do habitáculo, que não mostra alterações fundamentais, mesmo se os estofos dos bancos e os revestimento laterais foram redesenhados em Alcantara, reforçado pelo novo volante inspirado no mundo da competição.

Motor recalibrado

O que não é novidade é o V6 Nettuno biturbo de 630 cv e 720 Nm que já equipava o MC20, passados às rodas traseiras através duma caixa automática robótica de dupla embraiagem com oito relações.

Com um peso inferior a 1.500 quilos, à conta do monocasco e da carroçaria em fibra de carbono, o MCPura não ultrapassa os 1.500 quilos na balança, o que significa uma relação peso-potência inferior a 2,5 kg/cv.

O desempenho permanece inalterado, com a aceleração dos zero aos 100 km/hora a fixarem-se em 2,9 segundos para uma velocidade máxima superior a 320 km/hora, bastando-lhe 33 metros para imobilizar o super desportivo dos 100 aos 0 km/hora

Estão disponíveis cinco modos de condução – GT, Wet, Sport, Corsa e ESC Off – para adaptar o comportamento do carro aos humores do piloto, com o Launch Control a poder ser apenas activado em Corsa.

Estreado esta quinta-feira no Festival de Velocidade de Goodwood, as encomendas para o Maserati MCPura já estão abertas mas se conhecer o preço de partida, que deverá subir em conformidade com as opções oferecidas pela Officine Fuoriserie da construtora.

Já segue o Aquela Máquina no Instagram?

Em destaque